O Grupo de Escuteiros Marítimos de Hadleigh (Reino Unido) esteve uma vez mais em Portugal, do dia 23 a 30 de Julho, desta vez com uma delegação mais alargada de 40 Escuteiros.
Durante a sua estadia, o Agrupamento 878 da Costa Nova desenvolveu uma série de encontros, visitas e actividades náuticas, disponivbilizando o seu equipamento, promovendo o convívio e a troca de experiências e dando a conhecer aos escuteiros ingleses os municípios de Ílhavo e de Aveiro, que é o palco habitual das suas actividades.
Os Agrupamentos juntaram-se várias vezes. Desses momentos destacam-se dois dias: Segunda-feira (26 de Julho) os Escuteiros tiveram a oportunidade de visitar o lugre Santa Maria Manuela, antigo navio bacalhoeiro, recentemente recuperado pela empresa Pascoal & Filhos. Ainda nesse dia, todos os Escuteiros realizaram uma actividade na Ria, em que estiveram disponíveis o Bootis e o Pegasus (embarcações do Agrupamento) e ainda o moliceiro O Inobador, gentilmente cedido para o efeito pelo CVCN - Clube de Vela da Costa Nova.
Outro momento alto das actividades conjuntas aconteceu na Quinta-feira (29 de Julho), dia em todos os Escuteiros dos dois Agrupamentos se juntaram na ilha branca para um dia repleto de jogos na água, com canoas, kayaks e barcos a motor.
Temos ainda que salientar todas as trocas culturais, gastronómicas e linguísticas que fraternalmente se estabeleceram.
.
Estas actividades mereceram destaque na imprensa escutista nacional (revista Flor de Lis) e da Região de Aveiro (Jornal O Escuta), bem como na imprensa regional (Diário de Aveiro) e local (O Ilhavense).
Sem comentários:
Enviar um comentário